top of page

Seja bem-vindo à SBN

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia – SBN é uma associação de médicos que exercem a especialidade de Neurocirurgia. Foi fundada há 60 anos, em 1957, tem aproximadamente 2400 sócios, sendo uma das maiores do mundo na especialidade.

A SBN tem como seus principais valores o respeito ao Código de Ética Médica e ao Código de Ética Profissional, o compromisso com as necessidades dos neurocirurgiões e a atitude pró-ativa.

 

A visão da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia é ser uma entidade de referência na defesa dos interesses do neurocirurgião brasileiro e promoção de conhecimento no campo da Neurocirurgia.

 

A missão da SBN é garantir o progresso da Neurocirurgia por meio do incentivo ao aprimoramento da formação do neurocirurgião brasileiro, do monitoramento da prática profissional e da representação dos interesses dos neurocirurgiões.

A Residência Médica em Neurocirurgia como equivalente à Pós-Graduação.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, SBN, desde sua fundação em 1957, mantém atividades regulares e ininterruptas no treinamento, ensino e formação do médico especialista em Neurocirurgia, seguindo protocolos e padrões que a colocam entre as melhores do mundo, conforme reconhece a WFNS – World Federation of Neurosurgery.

Com isso, fica garantido o atendimento assistencial de qualidade à população brasileira, por profissionais capacitados, em sua demanda nas doenças neurológicas de tratamento cirúrgico, nas vítimas de traumatismos cranianos e raquimedulares.

 

Em 1970 estabeleceu o 1º protocolo com as Bases do treinamento e Credenciamento de serviços formadores, que passaram a ser visitados periodicamente e seus Residentes submetidos a um Exame de Qualificação no final do treinamento. Aquele que fosse aprovado seria considerado um especialista e poderia se tornar membro da SBN. Os primeiros médicos titulares da SBN foram reconhecidos em 1972.

Nos anos 80, iniciou uma política de valorização do Título de Especialista e foi implantada uma reformulação do treinamento em período mais longo e da qualidade e avaliação.

Seguindo-se os “WFSN Guidelines for Neurosurgical Resident Education and Graduate Training Programs”:

  • Treinamento em cinco anos em serviço reconhecido por entidade Nacional;
  • Avaliação oral e/ ou escrita preferentemente anual;
  • Programas de treinamento conforme protocolos definidos;
  • Conhecimentos básicos multidisciplinares em neurologia, neuropatologia, neurorradiologia e neurociências básicas, incluindo a neuroanatomia, neurofisiologia e neurofarmacologia.

 

Objetivo final – A formação de um especialista em Neurocirurgia capaz de desenvolverem executar programas de assistência, ensino e pesquisa no seu campo de atuação.

 

O desenvolvimento de Habilidades clínicas e cirúrgicas relacionadas com doenças neurológicas e as abordagens ao sistema nervoso e o reconhecimento da importância do trabalho em grupo e o relacionamento com outras especialidades. Respeito à Bioética e responsabilidade Médica.

 

Estímulo à realização, apresentação de trabalhos científicos em Congressos e a publicação em revistas e periódicos reconhecidos.

 

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia está colocada entre as maiores sociedades neurocirúrgicas do Mundo, sendo considerada como uma das melhores formadoras de Especialistas, através de seus elaborados programas de ensino e educação continuada aos seus membros em Congressos Nacionais anuais e múltiplos Eventos Regionais.

Orgulho para o nosso Brasil!

bottom of page