Palavra do Presidente
É com grande entusiasmo e responsabilidade que assumimos a presidência da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Difícil tarefa de dirigir anseios e expectativas diferentes, onde a diversidade de caminhos necessitam de condutas responsáveis e abrangentes junto a seus associados.
A austeridade econômica e transparência da gestão pautarão nossas ações e a defesa profissional quanto a nossa inserção ético profissional no mercado de trabalho deverá ser a nossa meta.
Vivemos atualmente um momento ímpar na neurocirurgia que é a expansão de conhecimento e tecnologia em detrimento aos grandes conglomerados privados de saúde que estão verticalizando o atendimento e procurando baixar custos na saúde suplementar.
A neurocirurgia deve ter seu espaço garantido nas cirurgias de base do crânio, nervos periféricos, dor e coluna que têm vastas áreas de intersecção com a cirurgia plástica, otorrino laringologia e ortopedia. Deste modo a união com estas especialidades deve ser a referência para garantirmos nosso direito meritocrático de atuarmos nestes campos referidos e por isso um estreito contato com a Sociedade Brasileira de Coluna, de Otorrinolaringologia e Anestesiologia e cirurgia plástica deve ser estimulado, bem como nossa reaproximação com a Academia Brasileira de Neurologia deve ser efetivada.
Devido ao período tão delicado que inúmeras escolas médicas são criadas com motivações duvidosas e exigem um amplo debate da sociedade, as prerrogativas de atuação do médico devem ser reestabelecidas e defendidas. A crise econômica que vivemos deve ser um estímulo para criarmos oportunidades de crescermos e nos desenvolvermos lembrando que nós neurocirurgiões temos esta competência e capacidade.
Acreditamos que o associado deve se capacitar cada vez mais em novas técnicas e a nossa sociedade terá a missão precípua de elevar o nível de conhecimento, valorizar nosso título e investir na formação de nossos residentes dos serviços afiliados ao MEC e SBN.
Temos que trabalhar junto e de perto com a Associação Médica Brasileira, conselhos regionais de medicina e Federal de medicina para equalizarmos nossos direitos ao contraditório para que possamos evitar o cerceamento técnico e financeiro de nossa especialidade.
A nossa atuação junto ao SUS permanecerá firme e seguindo o trabalho de nossos antecessores e a missão junto aos pacientes mais carentes será continuada através ao apoio a estas instituições governamentais de atendimento público, seja na esfera municipal, estadual e federal.
No âmbito político atuaremos da melhor maneira junto ao Governo Federal e seguindo suas normativas quanto aos órgãos regulatórios e do Ministério da Educação e Cultura e juntos procuraremos as melhores soluções para os nossos problemas atuais.
Na comunicação, traremos programas (como Café com o Presidente e Job Seminar) para enfatizar que, além da formação técnica essencial, também iremos compartilhar conhecimentos valiosos que impactam diretamente o dia a dia do neurocirurgião e do residente. Nosso objetivo é proporcionar insights que não apenas aprimorem sua prática profissional, mas também contribuam para o equilíbrio e bem-estar na vida pessoal do médico, abordando aspectos fundamentais para o sucesso tanto no ambiente de trabalho quanto fora dele.
Considerando esses desafios, assumimos o compromisso de oferecer uma formação de excelência, com transparência e responsabilidade, para todos os nossos associados. Trabalharemos incansavelmente para garantir que a neurocirurgia no Brasil seja cada vez mais inovadora, acessível e dedicada ao bem-estar de cada paciente. Com o apoio de todos, seguiremos avançando e elevando os padrões da nossa especialidade, sempre com ética, qualidade e compromisso com a vida. Juntos, podemos transformar a neurocirurgia brasileira em um modelo de excelência mundial.
Atenciosamente,

Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar
Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia