Palavra do Presidente

A nova gestão da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) se iniciou em janeiro deste ano. Assumimos com muitos desafios a superar. E estes desafios vêm de múltiplas fontes. A primeira delas corresponde à heterogeneidade da formação neurocirúrgica, fazendo-se necessário eliminar os gargalhos que acabam por dificultar a formação técnica de muitos neurocirurgiões. Para superar estes obstáculos traçamos ações estratégicas específicas. A primeira delas corresponde à UniversidadeSBN, uma nova plataforma de cursos de formação com proposta pedagógica definida e que já apresentou dois cursos até o momento, a saber Neurocirurgia Minimamente Invasiva de Coluna Vertebral e Neurocirurgia Endovascular.

A cada mês apresentaremos um curso novo. Adicionalmente, apresentaremos a partir de abril a nossa programação de cursos internacionais, o primeiro versará sobre Gliomas. Paralelamente, organizamos o projeto SBNMentoria com a finalidade de facilitar o acesso de jovens neurocirurgiões a Programas de Complementação Especializada (fellowship), Pós-Graduação Strict Sensu (Mestrado e Doutorado) e Pós-doutorado, abrangendo todo o espectro de formação neurocirúrgica que pode ser oferecida aos interessados. Consulte em breve o nosso Portal para maiores informações.

 Dr. Eberval Gadelha Figueiredo
Presidente da Sociedade Brasileira
de Neurocirurgia

Organizamos também o programa SBN Ligas Acadêmicas com a finalidade de congregar e orientar alunos de medicina com interesse em neurocirurgia ou neurociências, oferecendo conteúdo importante para a formação médica e acadêmica. Ambas as iniciativas já mostraram êxito a ponto de terem inspirado outras federações de neurocirurgia da América Latina a proporem projetos semelhantes.

A defesa profissional também será prioridade. Reativamos o Projeto Juntas Médicas e retomamos o acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo para atuarmos como parceiros do Tribunal em casos em disputa. Definimos quatorze metas que pretendemos alcançar até o final da gestão, que incluem:

  • META No 1: Atualização dos Portes cirúrgicos da Neurocirurgia

  • META No 2: Revisão dos Manuais de Codificação Saúde Suplementar e SUS

  • META No 3: E-book "Descomplicando a Codificação”

  • META No 4: Master Class da Codificação

  • Meta No 5: Certificação SBN para Auditores

  • META No 6: Registro dos Manuais de Codificação no INPI e Biblioteca Nacional

  • META No 7: Campanhas explicativas para Operadoras Saúde

  • META No 8: Codificação nas Redes Sociais

  • META No 9: Seminários em Codificação (trimestral)

  • META No 10: Mapa Brasil da Codificação

  • META No 11: Criação de Novos Códigos CBHPM

  • META No 12: Submissão de procedimentos ao Rol ANS

  • META No 13: Selo SBN de Transparência Remuneração

  • META No 14: Curso Online Neurocirurgia no SUS

Foi recentemente disponibilizado gratuitamente pelo seu organizador e nosso Diretor de Defesa Profissional, Dr Wuilker K. Campos, um aplicativo com a finalidade de consultar as codificações de cada procedimento e então facilitar o preenchimento dos documentos relacionados aos pedidos de cirurgia, modelos de justificativas, pareceres etc. Enfim, todo conteúdo necessário para que o neurocirurgião brasileiro, na sua localidade, se capacite para lutar por uma remuneração mais justa, ética e condizente com seus anos de estudos e treinamentos. O aplicativo já pode ser acessado através dos links:

Lançamos também a Revista eletrônica NeuroemSinopse que tem o objetivo de trazer uma atualização crítica em neurocirurgia, discutindo de forma analítica e independente como os resultados de estudos científicos recém-publicados podem ser translacionados de forma crítica à prática diária dos neurocirurgiões.

 

É preciso também inserir de forma mais significativa a SBN na sociedade civil. Com esta finalidade criamos os projetos de podcast SBN no AR e o SBNLives (BatePapo SBN) que vão trazer convidados que vão discutir temas interesse geral e específico aos neurocirurgiões. Paralelamente, organizamos a ação SBNSolidária cujo primeiro projeto envolve parceiros como Detran, Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Rodoviária Federal em campanhas de prevenção de acidentes. Um projeto-piloto está sendo organizado no estado do Piauí, com perspectivas de ser nacionalizado.

 

A SBN deve ser a casa do neurocirurgião brasileiro, ao mesmo tempo que promove ações que otimizem a sua formação técnica e acadêmica e melhorem suas condições de trabalho e remuneração, o que se reflete necessariamente em melhores serviços prestados à população brasileira. Esta é uma tarefa a ser executada por todos. Estamos juntos e contamos com vocês

Data da publicação: 22 de Março de 2021