top of page
01 (2).png

 Sobre o programa

É comum na prática neurocirúrgica as negativas das operadoras de saúde em relação a procedimentos e/ou materiais especiais. Existem manuais de padronização já reconhecidos por entidades médicas representativas que norteiam a solicitação desses procedimentos e materiais. Os critérios adotados nessas negativas muitas vezes não respeitam os princípios científicos, éticos e legais que regulamentam o exercício da medicina e o direito do usuário das operadoras de saúde.

os_0106_30.jpg

 Objetivo 

Captar justificativas de negativas das operadoras de saúde em relação a procedimentos médicos e/ou materiais especiais com o intuito de gerar material de apoio com os embasamentos ético, científico e legal para auxiliar o associado da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no exercício médico na prática diária. Não é objetivo desse programa a resposta de casos clínicos específicos.

VNU_M645_06.png

 Planejamento
 

Campanha Negativas

Cada subespecialidade da neurocirurgia definirá um mês ao longo do ano de 2023 para captação de informações referentes às negativas de procedimentos e/ou materiais. Serão selecionadas pelos departamentos de cada subespecialidade três “tipos” de cirurgias com maior frequência de negativas.

Elaboração e disponibilização do Material de Apoio

Elaboração de material de apoio com os embasamentos ético, científico e legal para auxiliar o associado da SBN no exercício médico na prática diária. Esse documento será disponibilizado no site da SBN após webinar de fechamento do módulo.

Após a conclusão, novas campanhas de captação de negativas poderão ser realizadas para outros temas pertinentes.

As informações serão coletadas através do formulário disponivel no botão abaixo, e não poderão conter a identificação do paciente. Veja abaixo as informações necessárias:

1.

Nome do(a) associado(a)

2.

Estado em que atua

3.

Nome da operadora de saúde

4.

Diagnóstico e CID

5.

História clínica resumida (Máx. 10 Linhas)

6.

Procedimentos solicitados (CBHPM)

7.

Materiais solicitados com os quantitativos

8.

Transcrição das justificativas da negativa apresentadas pela operadora de saúde

9.

Justificativa emitida pelo associado a operadora de saúde 

Anchor 1
Logo Programa Negativas-01.png

captação de 01 a 31 de março de 2023

bottom of page