top of page

Notícias SBN

Sociedade Brasileira de Neurocirurgia alerta sobre desinformação em torno da "cura do Parkinson"

  • Foto do escritor: Portal SBN
    Portal SBN
  • 14 de abr.
  • 2 min de leitura

Diante da circulação de notícias sensacionalistas que sugerem a existência de uma suposta "cura" para a Doença de Parkinson, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) vem a público esclarecer que tais informações são infundadas, irresponsáveis e sem qualquer respaldo científico.

 

“A divulgação de promessas milagrosas preocupa profundamente, pois pode levar pacientes e familiares a decisões desesperadas, como vender bens ou comprometer suas finanças em busca de um tratamento com promessa de cura - o que não corresponde à verdade”, alerta a neurocirurgiã Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da SBN.

 

Segundo a especialista, há tecnologias avançadas disponíveis, como o ultrassom focalizado de alta intensidade, que têm custo em torno de R$ 180 mil em cada hemisfério cerebral, para ajudar no controle dos sintomas de tremor no tremor essencial e na doença de Parkinson. A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia reforça o compromisso com a população sobre a importância de se ter um neurocirurgião treinado na realização de procedimentos por estereotaxia, realizando o procedimento de forma criteriosa. “Mesmo quando indicados corretamente, esses procedimentos podem ter efeitos colaterais temporários por um a três meses, como dormência e dificuldade para andar, mas com uma lesão adequada, o benefício é duradouro”, explica a médica.

 

Estudos internacionais de longo prazo, conduzidos em países como Coreia do Sul e Canadá, mostram que, apesar de alguns efeitos adversos iniciais, a maioria dos pacientes experimenta melhora significativa dos sintomas colaterais após um ano de fisioterapia. Por outro lado, casos sem qualquer efeito colateral inicial podem apresentar recidiva dos sintomas em até cinco anos, demandando novos procedimentos.

 

A SBN reforça a importância da responsabilidade na veiculação de informações em saúde e se coloca à disposição da imprensa e da sociedade para esclarecer dúvidas sobre as terapias avançadas neurocirúrgicas para tratamento da Doença de Parkinson e Tremor Essencial.

 


Dra. Vanessa Milanese

Diretora de Comunicação da SBN 

Comentarios


bottom of page