top of page

Ser Neurocirurgião

Uma homenagem ao Dia Nacional do Neurocirurgião


Confira a seguir um texto escrito por um dos mais renomados médicos de nossa sociedade, Dr. Benjamim Pessoa Vale. Parabéns aos neurocirurgiões e neurocirurgiãs de todo o Brasil.


"Analisando a trajetória, as etapas do caminho, e hoje, após 25 anos no exercício da neurocirurgia, posso descrever os sentimentos que me fizeram ser neurocirurgião e os desafios de uma especialidade em evolução. 


Primeiro, o sonho de ser médico e posteriormente pelo avançar do conhecimento de ser neurocirurgião, esse foi o navegar em sonhos. Para que acordar?


Acordado estou para transformar. Sejam pessoas ou lugares. Edifica-se o homem pela educação, sedimenta-se a arte do neurocirurgião, renasce ao homem suas paixões. Lembranças da infância, família e sertão. 


Ser neurocirurgião é tentar entender a complexidade e perfeição do sistema nervoso central, os perfeitos contemplamos e construímos nossos desafios a tornar o mais próximo do equilíbrio os que imperfeitos são.


Ser neurocirurgião é um canto, uma paixão. É ser humano com amor e coragem de caminhar em direção aos que sofrem e curá-los, quando possível, aliviar os sofrimentos, quando necessário, e confortar sempre. 


Ser neurocirurgião é exercício diário do amor, da compaixão, do humanismo, da fé, da humildade e da esperança. 


Fiz da neurocirurgia o navegar da vida e conto da vida e vivo a cantar. Conto a vida, conto rio, conto mar e luar. Canto alma e coração, sem esquecer a vida simples do sertão. Exercer a neurocirurgia é aprender que somos mortais, falíveis. Aprender a auscultar a natureza é entender seu equilíbrio, aprender a sabedoria com os humildes.


Na trajetória da neurocirurgia fiz crescer o sentimento do cuidar, do amor de alguém, mantendo a compaixão, a ética, o conhecimento científico, o humanismo e integridade moral. 


Ser neurocirurgião é luta renhida e contínua. Contínua pela vida, pela ciência, pelo humanismo. Ser neurocirurgião é ser agente de transformação".


Por: Dr. Benjamim Pessoa Vale Neurocirurgião, empreendedor social, nordestino, sertanejo, médico e escritor com alma gerada nas entranhas do Sertão. 

114 visualizações
bottom of page