top of page

SBN+SUS: confira um resumo da última ação do projeto



O tema desta vez foi a prevenção de acidentes de trânsito

em uma campanha nacional


No dia 5 de março de 2024, aconteceu em Brasília a última ação do SBN+SUS: defesa da neurocirurgia brasileira no SUS. Desta vez, o encontro foi realizado no Ministério dos Transportes ao lado dos principais atores da ala de trânsito no Brasil. 


O Dr. Marcos Wagner, Coordenador das Políticas do SUS pela SBN, esteve com a diretoria da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo o neurocirurgião, a SBN vai estar à frente de uma nova ação do ponto de vista médico. "Vamos criar, inicialmente, alguns vídeos com médicos neurocirurgiões dando orientações em relação ao traumatismo de crânio, de coluna vertebral e de nervos periféricos, para que eles usem esse conteúdo em uma campanha esclarecedora para a população. Essa campanha vai ser contínua e vai se renovando a cada ano. A gente pode fazer inúmeras ações", comenta o médico.



O apoio político de nossas causas

A campanha contou com o apoio dos deputados Murilo Galdino (Republicanos-PB) e Luiz Couto (PT-PB), também esteve presente o neurocirurgião Luan Messias, do Acre, que relatou as dificuldades em atuar em áreas indígenas. Ainda, segundo o Dr. Marcos Wagner, a reunião foi muito boa e será proveitosa e de alcance nacional.


Em um segundo momento, nossos representantes estiveram com o Sr. Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. "Falei para ele [Geraldo Alckmin] a questão da neurocirurgia, da especialidade, que há alguns meses já estivemos presentes no Centro do Poder Nacional, lutando para que a nossa categoria possa crescer e resolver grande parte dos problemas relacionados à neurocirurgia do país. Deixarmos o assunto nas mãos do vice-presidente, o que deverá causar um grande impacto", comenta o Dr. Marcos.


Geraldo Alckmin se mostrou aberto às iniciativas da SBN apoiando o projeto e a novas reuniões e projetos que a SBN porventura venha precisar do apoio do vice-presidente. "Entreguei uma carta dos colegas do Hospital do câncer de Pernambuco, onde ele viu os anseios dos colegas daquela região, de Recife, e principalmente contamos com o apoio dele. A esperança é causar boas mudanças sociais em nosso país", finaliza o especialista.


Por fim, caso alguém tenha alguma contribuição em termos de ideias para sobre essa campanha, como podemos interagir junto com os órgãos federais de trânsito, fiquem à vontade e entrem em contato conosco.


Confira algumas fotos desse encontro histórico promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. 







165 visualizações
bottom of page