top of page

SBN Ligas Acadêmicas




A nova gestão da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia traz um novo conceito em 2021 em Ensino e apoio à pesquisa. Foi criado o projeto SBN Ligas Acadêmicas. A Sociedade compreende que a formação do jovem especialista se inicia já no período da Faculdade de Medicina. Apoiar as Ligas acadêmicas é uma forma de aproximar a especialidade Neurocirurgia do aluno de medicina em um ambiente amistoso e agradável, ao mesmo tempo unindo as cinco regiões do país, com trocas de experiências científicas e culturais.

Durante algum tempo ouvimos as demandas dos alunos nas lacunas existentes em relação ao apoio científico, ensino e pesquisa, bem como ações regionais. Nesse período inicial já foram cadastradas mais de 100 ligas de todas as regiões do país, contando com representantes acadêmicos regionais, o que permite promover ações específicas regional e nacionalmente. Diversos projetos em breve serão divulgados, desde eventos sociais, científicos, e de ensino.

Em abril ocorrerá o Curso Nacional de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), aberto a todos do País, em que o aluno terá oportunidade de aprender com diversos especialistas e apresentar seus trabalhos em TCE.

No dia 15 de março ocorreu o primeiro evento científico, 100% on line, com discussão de casos clínicos. Os alunos enviaram previamente casos clínicos de seus serviços, os 4 melhores foram selecionados para apresentação. Cada aluno apresentou e iniciou debate com moderação dos Neurocirurgiões titulares Marcos Devanir (EPM-Unifesp) e Lucas Meguins (FMRP), os quais apresentaram aulas Magnas com tema cefaléia em tumores e cefaléia com foco vascular, respectivamente. Apresentaram os trabalhos os alunos Max Carvalho (UNB), com tema Dissecção arterial, Artêmio José Araruna Dias (Unifacisa) com tema craniofaringioma, Priscila Accácio (Universidade Federal da integração Latino Americana) com tema Aneurisma cerebral, Antonio Coelho (FMUSP) com tema tumor cerebral.

Os Alunos ganhadores do prêmio de melhor trabalho apresentado foram:


  • Antonio Coelho (FMUSP) com tema tumor cerebral;

  • Priscila Accácio (Universidade Federal da integração Latino Americana) com tema Aneurisma cerebral.


Fizeram parte da apresentação os representante acadêmicos do Sul (Laura Prolla Lacroix - LiNNU - Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Nordeste (Renan Furtado de Almeida Mendes (LIPANI) - Universidade Federal da Paraíba), Sudeste (Amandra Gabriele Coelho Rodrigues melo - Universidade de Ribeirão Preto(UNAERP), Centro-oeste (Rafael Carapeba, LANN UNIVAG), Norte (Universidade Federal do Tocantins (LiNCC-UFT) - Vinicios Ribas dos Santos). O evento durou 4h e bonificou palestrantes alunos, médicos, ouvintes e premiação da melhor apresentação com certificado de 4h. O Evento teve participação dos acadêmicos vinculados as ligas por volta de 300 participantes, e foi considerado um grande sucesso pelo nível de participação e discussão dos temas. Contamos com participação de inúmeros residentes e neurocirurgiões. Nos próximos meses avançaremos no apoio e na expansão de ações e cadastros das ligas. Contamos com apoio e divulgação e agradecemos a participação de todos ao mesmo tempo que reiteramos aumentar a capacidade em nossas plataformas digitais para atender a grande demanda de público que tivemos. Desde já agradecemos a todos que estiveram participando de alguma forma no evento, com especial atenção à equipe de apoio da SBN.

 

191 visualizações
bottom of page