top of page

Risco na água: campanha da SBN alerta sobre os perigos causados por mergulho em águas rasas

O verão está chegando e este tipo de lesão ficará ainda mais frequente durante esta época

Com a aproximação do verão e férias escolares, os parques aquáticos, praias, lagoas, rios e cachoeiras são os destinos preferidos de muitas pessoas, principalmente após o longo período de isolamento social, porém, nesta época do ano, a atenção também deve estar voltada para os mergulhos em águas rasas.

Pensando no aumento do número de possíveis novos casos de fraturas na coluna vertebral, a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) faz um alerta para os cuidados em mergulhos em águas desconhecidas, já que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC) este tipo de prática é classificada como a quarta maior causa de lesão medular em nosso país.

Ao efetuar um mergulho sem o devido preparo e sem conhecer o ambiente, corre-se o risco de fraturar a coluna vertebral, principalmente a coluna cervical, devido a grande quantidade de energia recebida na região pelo ato do pulo.

Para a Dra. Vanessa Holanda, Diretora de Comunicação da SBN, esta época do ano é a hora que os profissionais de saúde precisam alertar a população sobre os perigos que esta prática, aparentemente inofensiva, provoca. "O mergulho em águas rasas pode causar a fratura das vértebras da coluna vertebral e lesão na medula que está no interior do canal vertebral. O salto em águas rasas pode provocar lesões irreparáveis como a paraplegia e a tetraplegia", comenta a especialista.

A nova campanha foi discutida internamente e busca conscientizar a população sobre os perigos que uma simples atividade como um mergulho pode provocar na saúde das pessoas. "A SBN tem como foco neste momento a busca pela diminuição dos casos citados anteriormente. Queremos que todos aproveitem o verão, mas com responsabilidade. Previna-se pois este tipo de lesão é bastante grave. Cabe a nós agora fazermos nossa parte nessa batalha", finaliza a Dra. Vanessa.

Vale lembrar que ainda existem restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Não deixe de usar máscaras, se possível evite aglomerações e ao sentir qualquer sintoma procure ajuda médica. Aproveite o verão com responsabilidade.

110 visualizações
bottom of page