top of page

Retrospectiva SBN 2023

Confira os principais eventos e iniciativas do primeiro ano da gestão 2023-2024


O ano de 2023 foi repleto de acontecimentos extremamente significativos para a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), marcando o início de uma nova gestão sob a liderança do Dr. Wuilker Knoner Campos. Nesta retrospectiva de 2023, destacamos os principais eventos e realizações ao longo dos últimos doze meses. 


Janeiro: o ano começou com a posse da nova gestão da SBN para o biênio 2023-2024, sob a liderança do Dr. Wuilker Knoner e vice-presidência do Dr. Ronald Farias. A nova diretoria assumiu com o compromisso de promover muitos avanços na área da neurocirurgia brasileira usando como lema a palavra: Disruptura.  


Fevereiro: a SBN lançou o "Programa Negativas", um importante projeto que visa captar justificativas de negativas das operadoras de saúde em relação a procedimentos médicos e/ou materiais especiais com o intuito de gerar material de apoio com os embasamentos ético, científico e legal para auxiliar o associado no exercício médico na prática diária. Não é objetivo desse programa a resposta de casos clínicos específicos.


Março: a diretoria da SBN reafirmou sua parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), fortalecendo os laços entre a neurocirurgia e o sistema judiciário, reafirmando a parceria na análise de casos cirúrgicos que são judicializados. A SBN vai servir como ponto de apoio aos juízes do Estado de São Paulo todas as vezes que existirem casos a serem judicializados por conta de pedidos da neurocirurgia em relação à material, codificação ou qualquer ponto que envolva ato médico em neurocirurgia. 


Abril: celebrado como "O Mês do Neurocirurgião". A SBN dedicou o período para homenagear e reconhecer a importância dos profissionais da neurocirurgia no Brasil. Além de parabenizar os colegas de profissão, alertamos a população sobre a importância de escolher profissionais credenciados pela SBN na hora de receber um diagnóstico ou de se realizar um procedimento cirúrgico.


Maio: a SBN promoveu o 1º Simpósio de Conexão entre Auditores Unimed e a Equipe Neurocirúrgica, estreitando os laços entre profissionais da área e garantindo uma melhor compreensão dos processos envolvendo a neurocirurgia. Em muitas situações, o conflito entre neurocirurgiões e auditores pode ocorrer por diferentes motivos. O objetivo deste evento foi compartilhar conhecimentos de ambas as partes para que possam ser minimizadas as possíveis divergências de ideias e de interesses, além de resolver dúvidas entre os procedimentos de ambas as visões: auditor e médico.


Junho: A SBN marcou presença no 74º Congresso Alemão de Neurocirurgia (DGNC), consolidando sua importância não apenas nacional, mas também internacionalmente. Participar deste importante evento científico como convidada foi uma grande honra para a SBN por ser um momento único para troca de experiências científicas e profissionais entre duas grandes sociedades médicas neurocirúrgicas, celebrando a intensa afinidade entre esses dois países.


Julho: O mês de julho foi repleto de atividades importantes. A SBN apresentou uma proposta de reforma estatutária para inclusão de nova classe de associado "efetivo", participou de uma reunião no Ministério das Relações Exteriores e celebrou seu 66º aniversário, consolidando sua posição como a maior instituição de referência na neurocirurgia brasileira. 


Agosto: início do Curso Nacional dos Residentes (CNR) começando com os residentes do terceiro ano. O evento foi um sucesso, proporcionando aos residentes oportunidades valiosas de aprendizado, interação e troca de experiência. Vale destacar que o encontro foi gratuito e coordenado pelo Dr. Sergio Cavalheiro.


Setembro: um mês muito movimentado, com destaque para a campanha "O seu neurocirurgião tem o título de especialista SBN?", que reforçou a importância da especialização e qualidade na neurocirurgia. Além disso, o Curso Nacional dos Residentes englobou outras categorias e bateu recorde de participação por parte dos residentes. Um neurocirurgião do nordeste palestrou em Congresso do G20, destacando a expertise brasileira no cenário internacional para discutir e encaminhar recomendações globais sobre o futuro das pesquisas e avanços terapêuticos e tecnológicos na área. Aconteceu também o  Congresso Brasileiro de Neurocirurgia (CBN 2023) com recorde de participação e muito conteúdo neurocirúrgico, reencontros e network entre os congressistas. 


No dia 29 e 30 de setembro aconteceram as eleições SBN. A chapa União SBN, liderada pelo Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar e o Dr. Geraldo de Sá Carneiro, foi eleita para gestão da sociedade do próximo biênio 2025/2026. O Dr. Bruno Costa e o Dr. Aluízio Arantes, foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do CBN 2024, a ser realizado em Belo Horizonte. A Dra. Mariangela Gonçalves e o Dr. Orlando Maia, presidente e vice-presidente eleitos, respectivamente, irão presidir o CBN 2026, que será sediado na cidade do Rio de Janeiro.


Outubro: a SBN lançou a campanha "SBN Consciente", promovendo a importância da vacinação e conscientização na área da saúde para se evitar futuros problemas neurológicos em pessoas de diferentes idades.  Além disso, firmou parceria com a UNICRED para oferecer vantagens aos associados da sociedade.


Novembro: A SBN convocou seus membros a participar da semana de celebração e luta em defesa da Neurocirurgia Brasileira no SUS, destacando a importância dessa especialidade no sistema de saúde. O evento consiste em uma estratégia para ampliar o conhecimento sobre as Políticas Públicas relacionadas à especialidade no país, juntamente com as que vêm sendo propostas pela comunidade neurocirúrgica que resgatam aspectos importantes da atuação da especialidade nas diversas regiões do país.


Dezembro: o ano de 2023 encerrou com o balanço do primeiro ano de gestão do Dr. Wuilker Knoner e Dr. Ronald Farias, consolidando o compromisso da SBN em promover avanços na neurocirurgia brasileira. 


Além disso, ressaltamos que em 2023 nossos associados foram fonte de informação para dezenas de meios de comunicação espalhados por todo o Brasil. Cada vez mais a SBN reforça seu nome perante a sociedade civil como uma das mais importantes referências médicas em nosso país. 

40 visualizações
bottom of page