top of page

Quem deve operar minha hérnia de disco?



A coluna vertebral é uma estrutura complexa. Entender a correlação dos sintomas do paciente com o exame físico e as alterações dos exames complementares, como radiografia, tomografia e ressonância magnética, requer treinamento longo e minucioso. Além disso, a anatomia da coluna vertebral é muito peculiar e cada região, cervical, dorsal ou lombo-sacra, apresenta características próprias.


A principal queixa do paciente geralmente relaciona-se a algum tipo de dor. Se considerarmos a região lombar, por exemplo, as queixas são de lombalgia (dor nas costas) ou dor irradiada para os membros inferiores (como a ciática – dor no trajeto do nervo ciático). O tratamento da hérnia discal envolve desde tratamentos conservadores, como medicamentos, fisioterapias e infiltrações da coluna, até tratamentos cirúrgicos.


Cerca de 10% dos casos necessitam de cirurgia. Quando operar, qual técnica utilizar, quais os riscos e benefícios e quais as alternativas quando o resultado pós-operatório não é satisfatório? Essas são as perguntas que todos os pacientes fazem ou aquelas nós devemos esclarecê-los durante o processo de decisão.


Voltando a questão inicial: “Quem deve operar minha hérnia de disco?”


Todos reconhecem que a coluna vertebral é complexa e deve ser tratada com responsabilidade e precisão. Os conhecimentos anatômico, clínico e cirúrgico amadurecem a cada paciente atendido e a cada técnica incorporada. Isto significa que conhecimentos prévios são a base para os conhecimentos novos!


A residência médica de Neurocirurgia dura cinco anos. Durante todo esse período, o residente desenvolve seus conhecimentos teórico e prático para compreender o manejo das doenças da coluna vertebral. Atendimentos ambulatoriais, discussão de casos clínicos, aulas, reuniões clínicas e científicas e treinamento cirúrgico supervisionado por neurocirurgiões habilitados.


A residência médica de Ortopedia dura três anos e, em relação à coluna vertebral, oferece geralmente conhecimentos básicos para manejo clínico inicial de algumas doenças. Os ortopedistas que desejam operar a coluna realizam especialização em cirurgia da coluna vertebral por dois anos para se tornarem aptos a diagnosticar e tratar cirurgicamente as doenças da coluna.


Essa é a formação-padrão do médico que opera a coluna vertebral. Esse processo cria uma base sólida que ainda será desenvolvida e aprimorada ao longo da carreira por meio de estágios, cursos, pós-graduações e da própria experiência.


Se você tem hérnia de disco, ou outra doença da coluna vertebral, e deseja uma avaliação de um médico com formação tanto no tratamento clínico quanto cirúrgico de doenças da coluna vertebral, procure um neurocirurgião ou um ortopedista com especialização em coluna vertebral. Consulte o nome do seu médico nos seguintes sites:


Sociedade Brasileira de Neurocirurgia: clique aqui

Sociedade Brasileira de Coluna: clique aqui


Alécio Barcelos

Coordenador do Departamento de Coluna da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia


Wuilker Knoner Campos

Presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia


Robert Meves

Presidente da Sociedade Brasileira de Coluna


234 visualizações

Comments


bottom of page