top of page

Notícias SBN

Pesquisadores Brasileiros descobrem que bactérias podem participar da formação e ruptura do aneurisma cerebral

  • Foto do escritor: Portal SBN
    Portal SBN
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura

O trabalho foi apresentado em um congresso mundial de neurocirurgia


O Professor Dr. Nicollas Nunes Rabelo, membro titular da SBN, apresentou o artigo: "Bacterial DNA in patients with ruptured intracranial aneurysms: Investigating the potential role of periodontal and gut microbiota", sua tese de Pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo (USP), e que teve como orientador o Prof. Dr. Eberval Gadelha Figueiredo.



O mesmo trabalho foi apresentado no 19th World Congress of Neurosurgery WFNS 2025, em Dubai. Essa foi a primeira descoberta em todo mundo de um novo fator de risco para formação e ruptura de Aneurisma intracraniano - a presença da E. coli, bactéria comensal mas que em alguns pacientes pode ter resistência e patogenicidade. No artigo foi discutido o papel inflamatório de patógenos na desorganização da parede e enfraquecimento dos vasos sanguíneos na formação de aneurismas, somados com fatores de risco conhecidos.


O texto compõe uma série de trabalhos realizados na Universidade de São Paulo pelo Dr. Nicollas Nunes Rabelo com orientação do Dr. Eberval Gadelha. Além disso, foram apresentados trabalhos com a descoberta de Herpesvírus e TTV,  primeiro vírus como formador e ruptura como bactéria, e o TTV como vírus marcador inflamatório - quando há sua titularidade alta significa que existe alto padrão inflamatório de vasos arteriais cerebrais.


Foto 1 - Cirurgia que mostra um aneurisma sendo clipado. Foi retirada uma pequena amostra para ser analisada no laboratório da USP.
Foto 1 - Cirurgia que mostra um aneurisma sendo clipado. Foi retirada uma pequena amostra para ser analisada no laboratório da USP.

Este relevante estudo mostra o compromisso da SBN com a ciência global. Você pode ler o artigo completo clicando aqui.

 
 
 

Comentários


bottom of page