Nota de Pesar – Dr. Marcelo Mendes Suarez


Hoje comunicamos o falecimento do nosso querido colega neurocirurgião Dr. Marcelo Mendes Suarez, 38 anos.


Brasileiro, Dr. Marcelo iniciou sua trajetória acadêmica em 2002 na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Graduou-se médico em 2007, tendo sido atuante no centro acadêmico e associação atlética da instituição, ingressando no ano seguinte na residência médica de neurocirurgia da UNIFESP, que concluiu com esmero em 2013, tendo sido o primeiro a concluir a modalidade mestrado profissionalizante da instituição estudando e realizando o tratamento endoscópico dos hematomas intracerebrais e ventriculares tendo como orientador o Prof. Dr. Sérgio Cavalheiro. Foi agraciado com o Prêmio Sinnergy em 2012 tendo sido destaque entre os médicos residentes da UNIFESP/EPM.

Durante 2012 realizou parte de seu treinamento na Alemanha tendo como Visiting Fellow em Cirurgia de Base de Crânio da Eberhard Karls Universität Tübingen e participando de treinamentos também no University Hospital Zurich e Weill Cornell Medical College.

Após retornar ao Brasil foi Chefe de Plantão de Neurocirurgia do PS do Hospital São Paulo – UNIFESP, treinando residentes da Escola Paulista de Medicina. Foi também médico do Hospital Estadual Mário Covas – Santo André. Trabalhou com o Prof. Dr. Samuel Tau Zymberg e Prof. Dr. Ítalo Suriano.

Integrou a equipe de Preceptores da residência médica em neurocirurgia do Hospital Municipal Alípio Corrêa Netto – São Paulo tendo papel importantíssimo nas primeiras cirurgias endoscópicas do serviço e na formação dos residentes.

Realizou diversas publicações de artigos científicos, capítulos de livros e apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de marcar presença em todos os Congressos da SBN e ABNc desde 2008.

No âmbito pessoal fundou uma banda de rock com os também neurocirurgiões Dr. Franz Onishi, Dr. Thiago Salati e Dr. Samuel Damin, todos egressos da EPM.

Em novembro de 2018 foi diagnosticado com um astrocitoma anaplásico. Vinha em batalha contra esta doença tendo trabalhado até o final de sua vida com nossos colegas Dr. Emílio Macedo Alves e Dra. Julieta Gonçalves Silva.

Nosso grande Marcelo era um amigo de costumes simples e riso fácil. Humilde e dedicado, era uma alma iluminada e sábia. Deixa sua esposa Camila e sua filha Luisa.

Nossas condolências à família e amigos neste momento difícil.

338 visualizações