top of page

Neurocirurgiões tomam posse em cargos de diretoria na Associação Médica Brasileira

Evento contou com a participação de representantes

de diferentes especialidades médicas do país


Na noite de sexta-feira, 19 de fevereiro, no refinado Palácio Tangará, em São Paulo, ocorreu a posse da nova diretoria, gestão triênio 2024/2026, da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Associação Paulista de Medicina (APM), e a Dra. Vanessa Milanese foi a representante de nossa sociedade no evento.


Dra. Vanessa Milanese, Dr Julio Pereira e a Dra. Diana Santana durante o evento

Além da presença ilustre de nossa Diretora de Comunicação, também estiveram presentes na solenidade o Dr. Julio Pereira e a Dra. Diana Santana, neurocirurgiões e membros ativos da SBN. Na ocasião, ambos especialistas assumiram novos cargos na AMB e na APM, ressaltando cada vez mais a representação da neurocirurgia perante a sociedade civil e médica.


Ao comentar sobre os novos cargos, o Dr. Julio explica um pouco como foi o processo e quais são as suas novas atribuições: "A AMB é uma associação que tem o objetivo de defender a dignidade dos médicos e atuar avaliando o título de especialista. Então, várias especialidades médicas se congregam nesta associação. Além disso, para o funcionamento da associação, existem cargos de diretoria, e um dos cargos bem relevantes é o cargo de delegado", diz. 


O médico é um dos representantes por São Paulo, estado este que mais possui representantes, visto que a quantidade é proporcional ao número de médicos. Os delegados participam da Assembleia dos Delegados, que é um dos fóruns mais relevantes da AMB. Segundo o Dr. Julio, toda a atividade da diretoria e todo o direcionamento é passado nesta ocasião. "O papel dos delegados é bastante importante porque ele tem a função de conferir, fiscalizar, atuar e ajudar a AMB, e que, sem dúvida nenhuma, os dirigentes estão atuando muito no dia a dia", comenta o especialista.



Evento de medicina em conjunto

O evento se deu em conjunto com a posse da diretoria da APM, uma atividade realizada em conjunto pelas duas associações. A APM é a maior associação com número de médicos em São Paulo e foi a primeira do Brasil. "O grande debate foi o tom de todos que falaram. Tinha o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, tinha representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), Conselho Federal de Medicina (CFM), várias associações, inclusive várias sociedades, como a Dra. Vanessa, representante da SBN, e o tom é justamente esse, os desafios que a gente vai ter daqui para frente. O aumento muito grande no número de médicos, liberação de várias escolas médicas, muitas vezes de forma desordenada, então esse foi um tom do evento. O tom também da atuação dos convênios médicos, que sem dúvida nenhuma associações vão ter que estar lutando e defendendo tanto a sociedade quanto os médicos nesse contexto, finaliza o Dr. Julio. 


Uma representante da neurocirurgia 

Ao comentar o que gostaria de destacar de positivo do evento, a Dra. Diana Santana destacou a presença de autoridades da área médica, a fala do Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, do representante do Ministério da Saúde e da Presidente da OAB seção São Paulo. "Todos comentando no sentido de fortalecer as entidades médicas, valorizando o nosso trabalho e o futuro da nossa profissão. A Assembleia de Delegados é o órgão supremo da AMB, com poderes para resolver todos os assuntos e decidir sobre todos os atos associativos. A AMB é a principal regulamentadora do controle de qualidade de escolas médicas do Brasil e das residências médicas, sendo a responsável por emitir os títulos de especialistas de todas as mais de 50 especialidades médicas do nosso país", diz a especialista.


A neurocirurgiã também assumiu um cargo na diretoria da APM e ela comenta quais serão as suas atribuições na instituição: "Na APM sou Diretora de produtos e serviços aos associados, que é a principal ponte entre os associados da APM e a regulamentação de todos os benefícios que esta entidade oferece. A associação oferece inúmeros benefícios aos seus associados com facilidades para aquisição de planos de saúde, Hotel fazenda, serviços de vigilância sanitária para o consultório, orientação jurídica, contabilidade, clube de benefícios com mais de 100 empresas oferecendo descontos, educação continuada e muito mais. Estamos planejando inúmeras outras ações para os associados e seus dependentes, sempre com a intenção de facilitar a vida do médico de São Paulo. Faço aqui um convite a todos para conhecer a nossa associação e me coloco à disposição no que for necessário".


A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia parabeniza os especialistas por seus novos cargos na AMB e na APM e torce para que eles continuem elevando o nome da medicina aos mais altos patamares da medicina. Temos orgulho destes representantes da neurocirurgia brasileira.


Dr. Julio Pereira - Neurocirurgião e Membro ativo da SBN.


Dra. Diana Santana - Neurocirurgiã e Membro ativo da SBN.

231 visualizações

Comentarios


bottom of page