top of page

Notícias SBN

Membro Titular da SBN é 1° brasileiro a criar protocolo de trauma nos EUA

"Austere Guidelines Meeting", da Brain Trauma Foundation,

reúne especialistas de todo o mundo


Brain Trauma Foundation foi criada em 1986 para conduzir a liberação dos principais guidelines de neurotraumatologia, sendo estes os que os neurocirurgiões utilizam na prática diária. A fundação elabora diversos guidelines e o próximo será sobre trauma de crânio em ambientes ambientes austeros e de guerra. O encontro reuniu importantes neurocirurgiões, neurointensivistas e cirurgiões de trauma dos Estados Unidos, Austrália, Itália e países da América Latina. 


O Dr. Robson Amorim, neurocirurgião e atual Presidente da Academia Brasileira de Neurocirurgia (ABNC), foi o único brasileiro a receber o convite e fazer parte do corpo médico para formatar o próximo guideline da instituição. A atividade ocorreu entre os dias 16 e 18 de setembro de 2024, em Bethesda, nos Estados Unidos, sendo totalmente custeada pela Brain Trauma Foundation. “Ao longo de três dias, definimos principalmente os guidelines que vão envolver a forma de como manejar o paciente vítima de trauma de crânio em local onde a tomografia não é feita de forma imediata. Fizemos a analise de diversas tecnologias, fora a tomografia, para avaliar de forma não invasiva o espaço intracraniano” comenta o especialista.


Ainda segundo o médico, foram definidas algumas medicações a serem utilizadas, ou não, nesses cenários e quais serão as condutas para o tratamento de uma condição de um trauma grave em ambiente onde não existe tomografia. “Os guidelines estão sendo escritos agora e provavelmente serão publicados em meados de 2025", diz. 


Orgulho em representar a neurocirurgia brasileira

O neurocirurgião comenta que a elaboração dos guidelines raramente conta com a participação de especialistas de fora dos EUA. “Eles estão mudando um pouco essa linha de pensamento, já que os guidelines têm que servir à população que é mais acometida pelo trauma sendo que é nos países de renda baixa e moderada os locais onde ocorrem 80% dos traumatismos cranioencefálicos", finaliza. 


A SBN parabeniza o neurocirurgião pelo seu esforço que rendeu mais uma conquista para a neurocirurgia do Brasil.


Dr. Robson Amorim. 

Instagram: @dr.robsonamorim

75 visualizações

Comments


bottom of page