top of page

Notícias SBN

Iniciativa Neuroscience20 se reuniu no Rio de Janeiro dias antes do G20

Saiba mais sobre a última ação envolvendo o N20


Em 2014, a Sociedade para Mapeamento e Terapêutica do Cérebro (SBMT) lançou a maior parceria internacional de todas as iniciativas sobre cérebro, câncer, saúde mental e coluna vertebral, reunindo líderes mundiais, cientistas, engenheiros, formuladores de políticas, líderes da indústria e funcionários do governo. 



Organizações sem fins lucrativos formaram um grupo de trabalho chamado Neuroscience20. A iniciativa inclui, agora, todos os países do G20, além de novos membros convidados todos os anos, e tem sido a força por trás da compreensão e conscientização dos líderes globais da Cúpula do G20 sobre o custo dos distúrbios neurológicos para a economia mundial. 


O N20 tem trabalhado com inúmeros agentes científicos e políticos para garantir que os custos humanos e financeiros das doenças neurológicas, mentais e da coluna vertebral sejam abordados através de uma inovação e política neurotecnológica global.


De acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde, cerca de um terço da população adulta mundial sofre de perturbações mentais como depressão, ansiedade e esquizofrenia. Se também forem consideradas em conjunto com as doenças neurológicas, como a demência e o acidente vascular cerebral, estas “distúrbios do cérebro” representam 13% do fardo global das doenças. Isso supera as doenças cardiovasculares (5%) e o câncer (10%). 



SBN representando a neurocirurgia brasileira

Para o neurocirurgião Dr. Marcos Wagner, presidente do N20-Brasil e neurocirurgião participante da iniciativa “SBN+SUS”, “É fundamental que estabeleçamos uma triagem cerebral da mesma forma que rastreamos outros órgãos, como mama e próstata, para que possamos detectar distúrbios neurológicos mais cedo e obter um melhor tratamento no estágio inicial”, relata o especialista.


O custo anual de cuidar de pacientes com distúrbios neurológicos, só nos EUA, aproxima-se de 1,5 bilhões de dólares, dos quais 200 milhões de dólares são para pacientes com Alzheimer, e para o mundo, o custo anual hoje é estimado em 16 bilhões de dólares. 


Na China, mais de 975.000 pessoas morrem anualmente apenas devido a traumatismos cerebrais, e a população com Alzheimer no corredor da Australásia está aumentando rapidamente. Assim, a União Europeia, a China, a Índia, o Japão e a Austrália não estão imunes a custos tão elevados dos cuidados de saúde devido à significativa cobertura de seguros governamentais.



N20 reúne os líderes e cientistas mundiais

Este ano, o Honorável Deputado Federal Pedro Doshikazu Pianchao Aihara, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara dos Deputados, discutiu a política brasileira sobre o envelhecimento, seguido de um painel de discussão pelos deputados brasileiros Exmo. Luiz Albuquerque Couto anunciou o Projeto de lei de prevenção de quedas na população idosa, fonte dos hematomas subdurais crônicos bem como fraturas osteoporóticas da coluna vertebral. 

 


Exmo. Gildenemir de Lima Sousa, Exmo. Zacharias Cali Hamu, Ho. Flávia Carreiro Albuquerque Morais, Exmo. Ossesio José da Silva, Exmo. Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara, Exmo. Geraldo Resende Pereira, o Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Alexandre  da Silva, e o Dr. Manuel Hernandez Saazar (delegação mexicana), representando a World Stroke Organization convidado pela Dra. Sheila Martins.

 

“Estamos realmente honrados por ter uma cúpula tão notável e cientistas e legisladores luminares no Brasil e entusiasmados por reencaminhar envolvidos neste esforço de salvar milhões de vidas através da aplicação de neurotecnologia e políticas avançadas”, disse o Tenente-Coronel Dr. Jorge Luiz Amorim Correa, Membro do comitê do programa N20 Brasil.



O programa cobriu o papel da neurotecnologia no câncer, distúrbios neurodegenerativos, distúrbios neuropsiquiátricos, neurotrauma, distúrbios da coluna vertebral, epilepsia, e irá recomendar a triagem cerebral como o principal item de ação global para detectar e tratar distúrbios neurológicos mais precocemente, reduzindo o custos dos cuidados de saúde e aumentar a eficiência dos cuidados de saúde. 

 

Para mais informações sobre o programa o site: Neuroscience20 Brazil 2024 - Society for Brain Mapping and Therapeutics

142 visualizações

Comments


bottom of page