top of page

I Simpósio de Conexão Auditores Unimed e Equipe Neurocirurgica



No dia 27 de maio de 2023, foi realizado o primeiro" Simpósio de Neurocirurgia e Auditoria", no Hospital Unimed de Ribeirão Preto – HURP com 70 inscritos presencial e cerca de 300 online. O evento foi dividido em três módulos, cobrindo aspectos importantes na neurocirurgia e auditoria médica com o foco nos aspectos técnicos e na codificação.


O evento inédito contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) com a participação do Presidente da SBN Dr. Wuilker Knoner Campos que ministrou temas sobre o posicionamento da SBN em relação aos manuais de codificação e auditoria.


Estiveram reunidos num ambiente cordial, neurocirurgiões, auditores e profissionais técnicos para discutirem assuntos relevantes à saúde suplementar.


Em muitas situações, o conflito entre neurocirurgiões e auditoria pode ocorrer por diferentes motivos. O objetivo deste evento foi compartilhar conhecimentos de ambas as partes para que possam ser minimizadas as possíveis divergências de ideias e de interesses além de dirimirem dúvidas entre os procedimentos de ambas as visões: auditor e médico.


A conclusão do simpósio foi que a comunicação entre as partes é o objetivo principal a ser atingido para um equilíbrio sustentável entre o custo agregado relacionado aos procedimentos médicos e a excelência no atendimento ao paciente. A Unimed de Ribeirão Preto deu esse primeiro passo de aproximação entre as partes, deixando um canal de conversação livre para que junto com a SBN possam criar uma solução em conjunto.


A organização do evento foi promovida pelo neurocirurgião local e Coordenador do Conselho Técnico da Unimed Ribeirão Preto Dr. Ricardo Santos de Oliveira com os apoios do Dr. Vinícius Carneiro (coordenador da especialidade), Dr. Renato Campos Faria (coordenador da auditoria da UNIMED Ribeirão Preto) e Dr. Gustavo Ribeiro de Oliveira (Presidente da UNIMED Ribeirão Preto).


Dr. Wuilker, presidente da SBN, avaliou que o saldo final do Simpósio foi positivo no sentido de pacificação entre planos de saúde e neurocirurgia, e que um dos caminhos a ser adotado pela SBN será na promoção de eventos como este tanto em nível regional e como nacional sob a coordenado pelo Dr. Ricardo Santos de Oliveira junto com as diretorias de defesa e exercício profissional da SBN.

263 visualizações
bottom of page