
Com quase 30 anos de carreira, Benjamim é o atual diretor de Responsabilidade Social da SBN
O Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi palco da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa ao neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, realizada na quinta-feira, 24 de outubro, em Teresina. Reconhecido por suas notáveis contribuições à medicina e à sociedade piauiense, o médico recebeu a honraria em um evento repleto de emoção, que destacou sua inspiradora trajetória de vida e contou com a presença de autoridades, amigos e familiares.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, destacou que o título é a mais alta distinção acadêmica da universidade e essa escolha foi resultado da trajetória inspiradora de Benjamim. “Trata-se de um neurocirurgião conhecido pelos serviços prestados à sociedade do Piauí e do Brasil. Esta honraria é merecida e foi aprovada pelo Conselho Universitário, reconhecendo uma vida dedicada à saúde e ao bem-estar da comunidade”.
Emocionado, Benjamim Pessoa Vale expressou sua gratidão: “É um momento de muita alegria, pois estou recebendo o título de Doutor Honoris Causa na universidade em que me formei e onde meu filho atualmente estuda. Essa homenagem representa o quanto nosso trabalho influencia a sociedade e é um reconhecimento ao meu esforço em retribuir à comunidade um pouco do muito que me foi dado”.
Em seu discurso, Benjamim agradeceu àqueles que contribuíram na sua jornada e destacou o poder transformador da Educação, já que ele começou a estudar somente quando era adolescente, pois era filho de agricultores e não havia escolas no povoado onde nasceu, no estado do Maranhão. A cerimônia contou com a presença da família do médico e de muitos amigos, como o vice-governador do Piauí, Themístocles Sampaio. Quem também foi abraçá-lo foi o pedreiro Zito, que deu a ele a primeira oportunidade de emprego como ajudante de pedreiro quando ele chegou a Teresina para continuar os estudos.
A concessão do título de Doutor Honoris Causa foi proposto pelo vice-reitor, Viriato Campelo, que também é médico; e pelo diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPI, Arquimedes Cavalcante. Em sua fala, Arquimedes destacou que Benjamin realizou a primeira cirurgia utilizando a técnica endovascular para as doenças cerebrais do Piauí, além de, juntamente com outros profissionais, fundar a Associação Reabilitar, em 2006, entidade da qual Benjamim é presidente até os dias de hoje.
“Grande parte da sua trajetória, através da Reabilitar, é respaldada em prol da superação da pessoa com deficiência, nas potencialidades dessas pessoas, trabalhando para reintegrá-las na sociedade. Não satisfeito só em tratar, o Dr. Benjamim difundiu o Projeto Pense Bem criado pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no estado do Piauí, dividido em duas vertentes, com o objetivo reduzir os casos de lesões decorrentes do acidente vascular cerebral e dos neurotraumas no Estado do Piauí”, disse Arquimedes Cavalcante.

Benjamim Pessoa Vale tem mais de 30 anos de carreira e é especialista em Neurocirurgia pelo Hospital Heliópolis (SP); e também em Neurorradiologia Vascular Intervencionista na Universidade de São Paulo (USP). Como gestor, ele é presidente da Associação Reabilitar e também faz parte da atual gestão da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), como diretor de Responsabilidade Social. Nas horas vagas, gosta de escrever crônicas e já publicou 4 livros, sendo um deles voltado para o público infantil.
Comments