top of page

Dr. Ian Pester - um exemplo de vida

A SBN presta as mais sinceras condolências à família do neurocirurgião


FILHO DE PAI INGLES E MÀE ESCOCESA, VICTOR E AGNES PESTER, NASCEU EM RECIFE EM 24/12/1938. Casou com Zélia Araújo e teve quatro filhos, Paula, Ian, Michelle e Ricardo. Ficou viúvo e posteriormente se uniu a Ana Van der Linden, também viúva. Superou muitos intempéries na vida, uma delas a morte precoce do filho Ian Júnior e outra a morte da esposa Zélia.

Da esquerda para a direita: José Alberto Gonçalves, Wilson Farias, Marcelo Valença, Fernando Travassos, Hildo Azevedo, José Carlos Moura, Ian Pester e Abynadá Liro.

Formou-se em medicina em 1963

Iniciou sua carreira médica como cirurgião geral no Hospital D. Pedro!! E depois iniciou a Neurocirurgia com o Prof. Mussa Hazin e Edimir Pires. Juntos fundaram o Instituto de Neurologia e Neurocirurgia do Recife (Neuro Caxangá) em 19/06/1970, onde foi criada a primeira residência médica de Neurocirurgia em Pernambuco, aprovada pela SBN. Nos idos de 1973, fez seu Fellow em Londres (Hospital Queen Square - National Hospital For Neurology and Neurosurgery).


Neste Neuro-Caxangá foram formados vários grandes neurocirurgiões que estão trabalhando em várias cidades no Brasil e no exterior. Dr. Ian Pester foi além do seu tempo. Portador de uma incrível habilidade cirúrgica e raciocínio rápido, muito estudioso e criativo. Com uma inabalável capacidade agregadora, sempre estava disposto a ajudar e o mais importante, disposto a ouvir. Facilitou estágios no Brasil e no exterior para todos que o procuraram. Eu sou um testemunho disto.


Fez uma invejável amizade com Virgílio Novaes (RJ), Clemente Pereira (SP), Abynadá Liro (AL), José Alberto Gonçalves (PB) e Flávio Leitão (CE) Este sexteto enxergou longe e além de vários encontros científicos, lançaram a idéia da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, que posteriormente foi concretizada.


Também foi peça fundamental na criação da Sociedade Pernambucana de Neurocirurgia.



Estimulador e provocador de vários encontros de lazer com os colegas. Anfitrião perfeito. Os momentos na sua casa são inesquecíveis, sempre atencioso e amável com todos, envolvendo também sua família. Grandes nomes na neurocirurgia nacional e internacional conheceram sua aconchegante casa na Madalena, Recife. Trabalhou até os 80 anos de idade e só parou por imposição da Covid 19.


Dr. Ian Pester uniu a neurocirurgia pernambucana e influenciou muito na união da nacional. De modo particular, me permitam, vivenciei grandes momentos de alegria e de dificuldades com o Dr Ian, e mais um grande ensinamento dele: A RESILIÊNCIA. Nunca se lamentou e sempre manteve o equilíbrio e a motivação pela vida digna, com foco no bem estar de todos.


Ian Pester, Deus te recebeu. Cumpristes com galhardia a tua missão.

29/06/2023.

 

Escrito por: Prof. José Carlos de Moura - Ex-residente do Neuro-Caxangá

539 visualizações

Comments


bottom of page