top of page

Dia Nacional do Neurocirurgião



107 anos de Paulo Niemeyer, um aniversário dedicado à Neurocirurgia Brasileira

Médico contribuiu extensamente com a medicina nacional e atraiu reconhecimento internacional


Em 14 de abril de 1914, nascia Paulo Niemeyer Soares, que viria a se tornar um dos mais célebres neurocirurgiões brasileiros.


Enquanto o então jovem crescia na paisagem carioca, a especialidade começava a ganhar espaço no mundo, que até então vinculava aos departamentos de neurologia e psiquiatria as doenças e cirurgias do cérebro.


E como olhar para os acontecimentos do mundo e outras paisagens colabora para o nosso próprio crescimento, em meados de 1928 o Dr. Antônio Austregésilo Rodrigues Lima, então chefe do Serviço de Neurologia da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, regressou de uma viagem que fizera aos Estados Unidos com muitas ideias na cabeça. Uma delas foi criar o Serviço de Neurocirurgia daquele hospital, juntamente com grandes nomes da cirurgia clínica, como José Ribe Portugal, Augusto Brandão Filho e Alfredo Alberto Pereira Monteiro.


A iniciativa não apenas estabeleceu a especialidade no país, mas abriu as portas para que notáveis profissionais pudessem dedicar sua criatividade e talento à profissão neurocirúrgica, características que até hoje marcam a neurocirurgia brasileira e conquistam reconhecimento mundial.


Em meio a este clima, por volta de 1930, o jovem Paulo Niemeyer entrava para a faculdade de medicina — na hoje intitulada Universidade Federal do Rio de Janeiro — e no ano seguinte começou a trabalhar na Santa Casa de Misericórdia daquela cidade. Seus interesses sempre foram voltados à área cirúrgica, que, convergidos com criatividade, curiosidade e iniciativas, fez com que avançasse rapidamente na profissão. Em meados de 1942, foi convidado ao departamento de neurocirurgia do mesmo hospital, setor onde se destacaria grandemente.


Em 1957 ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, entidade que nasceu em solo estrangeiro da Bélgica, durante o Primeiro Congresso de Cirurgia Neurológica, juntamente com outros pioneiros da medicina neurocirúrgica.


Com extensa atuação na disseminação do conhecimento, compromisso em trazer novidades de fora, além de criar técnicas e melhorias nos procedimentos que realizava, o Dr. Paulo Niemeyer deixa um importante legado que ainda ecoará por muitas gerações.


A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia parabeniza todos os profissionais da especialidade por este dia e presta sua homenagem à memória do Dr. Paulo Niemeyer.

560 visualizações
bottom of page