top of page

Compromisso com a residência em neurocirurgia



Confira um resumo de como foi o CNR (R2) 


Aconteceu nos dias 26 e 27 de abril, diretamente das instalações da nossa parceira Medtronic Brasil, o primeiro dia do tradicional Curso Nacional dos Residentes. A primeira edição de 2024 foi dedicada exclusivamente aos especialistas que estão no segundo ano da residência neurocirúrgica.  


O primeiro dia começou com muitas discussões sobre: Diagnóstico Radiológico das Malformações do SNC, Hidrocefalia, Infecção de Derivação Ventrículo Peritoneal, Mielomeningocele, Cranioestenose, Medicina Fetal. O dia 26 foi focado em neurocirurgia pediátrica.


Já o segundo dia começou com temas sobre: Fratura de Crânio, Contusão, Métodos e Indicação de Monitorização da PIC, Trauma Raquimedular Cervical, e a excelente aula: "Ferimento por Arma de Fogo: como eu conduzo", ministrada pelo Dr. Nelson Saade, o que causou muitas perguntas dos residentes ao médico. Após o almoço, os alunos desceram ao 9º andar para praticar com os professores em aulas Hands-on.


Dra. Mayra Varginha

Palavra dos especialistas


Ao todo, 125 residentes de todas as regiões do país e de diferentes serviços de neurocirurgia participaram do encontro. Para a residente Dra. Mayra Varginha, do Hospital Estadual Central (EHC) de Vitória, Espírito Santo. É sempre válido estar em contato com profissionais renomados e conseguir ver tantas técnicas operatórias diferentes. "Vimos coisas que a gente não tem tanto acesso no dia a dia. Hoje [26 de abril] a gente teve basicamente uma manhã inteira sobre neurocirurgia pediátrica. Achei bem interessante pois dá para ter um overview de possibilidades para o futuro. É sempre bom estar em contato com os outros colegas que estão se formando", comenta a especialista.




Dr. Sergio Cavalheiro - Coordenador do CNR

Ao ser perguntado sobre o que o residente pode esperar do curso deste ano, o Dr. Sergio Cavalheiro, Coordenador do CNR, afirma que a ideia é tentar passar um conteúdo programático que o médico precisa conhecer. "Nós tentamos mostrar o que está sendo feito de ponta no mundo chamando pessoas especializadas, e para isso, convidamos pessoas de diferentes estados e universidades: da Universidade Paulista de Medicina (EPM/UNIFESP), Universidade de São Paulo (USP) e da Santa Casa de várias estados. Os médicos fizeram um apanhado de todo o conteúdo programático que o residente deve saber, claro, a partir daqui ele tem que estudar. Na parte prática, eles estão vendo os temas mais importantes: anatomia descompressiva, monitorização da pressão intracraniana, diferentes tipos de válvulas. Nós tentamos mostrar neste momento as atividades que ele faz no dia a dia  com  a parte científica", comenta o neurocirurgião. 


Por fim, o Dr. Cavalheiro destaca a importância de cursos como esse para a formação de qualidade do residente de neurocirurgia. "Ele pode se espelhar nos diferentes mestres que vem aqui. É muito comum eles perguntarem coisas práticas do dia a dia, de como que nós fizemos a nossa vida, como talhamos isso, o que acaba servindo de exemplo para eles desde o começo", finaliza o especialista. 


Confira entrevistas exclusivas em nossa plataforma de vídeos SBNFLIX

122 visualizações

Comments


bottom of page