top of page

CBN 2023 - o que esperar do Congresso



A importância em buscar novos conhecimentos e atualizações


Com o advento da tecnologia surgida nos últimos 20 anos, praticamente tudo em nossa vida se transformou: da forma como nos comunicamos à nossa relação com o trabalho. Hoje, mais do que nunca, vivemos o conceito de Lifelong Learning (Aprendizado Contínuo e Constante) que nada mais é que o hábito de buscar novos conhecimentos, atualizações, aperfeiçoar habilidades pouco desenvolvidas, sempre em busca da melhor versão de si.


Congresso como forma de aprendizado

Após uma pausa dramática causada pela pandemia de COVID-19, o mercado de eventos ganha novo fôlego e segue em crescimento constante em todo o mundo. Segundo dados da ABRAPE (Associação Brasileira de Promotores de Eventos), os eventos e o hub setorial, somam 4,5% do PIB brasileiro.


Hoje em dia, uma das melhores formas de aprendizado são os eventos voltados à neurocirurgia. Neste espaço, o congressista tem oportunidade de atualização profissional, troca de experiências, acesso ao que há de mais avançado em termos tecnológicos e técnicas neurocirúrgicas, ingresso a uma programação composta por palestras, debates, cursos teórico-práticos, assembleias, premiações, confraternizações, e claro, rever e fazer novos amigos e ainda reforçar vínculos que, muitas vezes, a distância e o tempo da prática clínica impedem de acontecer.

E como não poderia ser diferente, o tradicional Congresso Brasileiro de Neurocirurgia (CBN), maior evento de nossa sociedade, é esperado com muita ansiedade, já que esse é o grande encontro após a fase de pandemia.

O que esperar de novidades este ano

A 34ª edição do CBN será realizada de 26 de setembro a 1 de outubro de 2023, no Centro de Eventos Frei Caneca, em São Paulo-SP, próximo à avenida Paulista e a outros pontos turísticos da cidade. É aguardada uma presença maciça de associados, residentes e acadêmicos de medicina que tenham interesse na área. Será um congresso muito completo, contemplando todas as áreas de conhecimento dentro da neurocirurgia.


Para o Dr. Samuel Tau Zymberg, vice-presidente do congresso deste ano, os maiores desafios durante a elaboração e implementação do CBN 2023 se impõem na medida em que a SBN tem a representação nacional dos neurocirurgiões. "Tentar trazer temas de interesse para aqueles que atuam em todas as áreas do país e também a possibilidade de nós trazermos convidados internacionais que estejam em consonância do momento atual da neurocirurgia, que estejam na vanguarda das publicações científicas, dos procedimentos cirúrgicos e das novas técnicas", comenta.


Espera-se que com a realização do congresso, nossa especialidade consiga voltar à dinâmica do período pré-pandemia, em que o congresso era um momento de grande harmonia entre os colegas, trocas de experiência e de rever amigos e colegas. "A possibilidade de rever nossos antigos professores e residentes que acabam indo para outras partes do país. Então, sem dúvida, o CBN 2023 é uma grande festa e nós esperamos que o clima seja nesse sentido e ao mesmo tempo de alto teor científico e de compartilhamento de conhecimento entre todos os presentes", diz o Dr. Samuel.


O congresso de 2023 já é um sucesso

Até o momento, o CBN 2023 já conta cerca de 2000 inscritos, um recorde em relação a eventos anteriores, sendo que desses inscritos, 95% são brasileiros e outros 5% são internacionais - alguns dos Estados Unidos, mas em grande parte de países da América Latina - o que mostra que hoje o CBN desperta atenção além das nossas fronteiras.


Serão cerca de 660 convidados, sendo 64 internacionais e durante o pré-congresso, teremos a ocorrência de 09 salas simultâneas em diferentes temas da neurocirurgia. Durante o congresso serão 10 salas simultâneas, cada uma delas dedicada a uma especialidade.


Com relação aos trabalhos científicos foi enviada uma enorme quantidade. Ao todo, 1.489 trabalhos foram recebidos por nossa secretaria, ou seja, um recorde. Será uma tarefa muito difícil escolher aqueles que serão de apresentação oral e aqueles que serão apresentados em poster.


Aspas Dr. Paulo Henrique

"Faltam poucos meses para o CBN 2023. Já temos 2.073 inscritos e 1.250 trabalhos enviados. Contaremos com mais de 600 palestrantes nacionais e mais de 60 internacionais confirmados. É você, não vem?


O que os médicos podem esperar da programação científica

Quando falamos da programação científica, não há dúvida que essa é uma das grandes preocupações da comissão. O congresso tem como presidente o Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar, que todos conhecem e sabem da sua capacidade de trabalho. Foram escolhidos convidados de acordo com a sua projeção internacional, atualização e importância dentro do cenário da neurocirurgia.


"Eu gostaria de destacar quatro professores internacionais. Se falamos de Estados Unidos, eu destaco a presença do professor Chandranath Sen, uma pessoa muito conhecida, e do professor Michael Lawton, relacionado à cirurgia vascular, um dos líderes mundiais de papers nessa linha. Quando falamos de cirurgia pediátrica, vamos ter o professor Ulrich Thomale, um dos neurocirurgiões pediátricos mais importantes do mundo no momento. E quando falamos da parte oncológica, logo vem o nome do professor Hugues Duffau que também estará presente em nosso congresso".


O Dr. Samuel destaca ainda três professores internacionais brasileiros que se destacaram aqui e que foram para o exterior e hoje brilham em diferentes locais. "É o caso do Cláudio Tatsui que está em Houston. Clement Hamani, que está em Toronto, hoje na área de pesquisa, é um expoente dentro dessa área. E destacaria também a presença do nosso querido João Paulo Almeida, colega aqui do estado de São Paulo, que está radicado em Jacksonville. Não mencionei muitos outros professores que estarão presentes, mas esse são exemplos de expoentes que todos nós poderemos compartilhar suas aulas, sua amizade e com isso ampliamos nossa visão de muitas doenças e de técnicas", complementa.


Mensagem para quem vai participar deste grande encontro

Esperamos sinceramente que todos compareçam ao congresso. "Não há dúvida que será um evento memorável, inesquecível e que dará novamente o start para um novo momento dentro da neurocirurgia nacional. Espero encontrá-los no Frei Caneca no final de setembro. Grande abraço", finaliza o neurocirurgião Dr. Samuel Zymberg.


Dr. Samuel Zymberg - vice-presidente do CBN 2023. Professor adjunto de neurocirurgia da EPM/UNIFESP.



Aspas do Dr. Paulo Henrique

"Junto com Samuel Tau Zymberg, vice- presidente, temos herculeamente escolhido todos os pontos necessários para uma grande jornada para poder recebê-los de todo o país, e podermos trazer o que há de melhor para o aprendizado de todos os neurocirurgiões brasileiros"


Com certeza este congresso será uma excelente oportunidade de colocar em prática o conceito de Aprendizado Contínuo e Constante. Não perca essa oportunidade de aprender e atualizar com os melhores da neurocirurgia nacional e mundial.


Sobre o CBN 2023

Não se esqueça: a 34ª edição do XXXVI do Congresso Brasieliro de Neurocirurgia será realizada de 26 de setembro a 1 de outubro de 2023, no Centro de Eventos Frei Caneca, São Paulo, SP. Participe! Mais informações e inscrições no site: www.cbn2023.com.br

183 visualizações

Hozzászólások


bottom of page