top of page

Aneurisma cerebral causa morte de jovem fisiculturista

A doença é um dos motivos mais comuns de morte na população adulta


Jo Lindner, fisiculturista e influencer digital, morreu na última sexta-feira, 30 de junho, devido ao rompimento de um aneurisma cerebral. O caso recebeu grande repercussão mundial por conta da quantidade de seguidores nas redes sociais que ele possui (quase 10 milhões), e pela pouca idade do atleta, o jovem, de origem alemã, tinha apenas 30 anos.


Conhecido pelos seus seguidores como joesthetics, o influencer compartilhava o dia a dia de sua rotina de treinos pesados, alimentação e dicas para manter a saúde. Segundo relatou Nicha, sua namorada, o influencer vinha sentindo fortes dores no pescoço três dias antes de falecer, porém não procurou ajuda médica.


Aneurisma cerebral

O aneurisma é uma doença silenciosa caracterizada pela dilatação anormal de uma das artérias que irrigam o cérebro. Com a parede do vaso fragilizada, o aneurisma pode vazar ou estourar a qualquer momento, causando sangramento e gerando uma hemorragia séria com risco de vida. Segundo a Dra. Vanessa Milanese, Diretora de Comunicação da SBN, o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e qualquer sintoma atípico na região da cabeça deve ser investigado por um especialista. "A prática de atividade física é muito benéfica para a saúde, porém a depender da intensidade e esforço físico, com elevação de cargas exarcebadas podem levar ao aumento da pressão arterial, fazendo com que o aneurisma rompa", diz a especialista.

Ainda segundo a Dra. Vanessa, o uso indiscriminado de substâncias que visam maior desempenho físico e aumento de massa muscular podem causar sérios problemas de saúde levando o usuário à morte. Seu uso deve ser indicado por um médico. "Vale ressaltar que o tratamento do aneurisma pode ser realizado através do controle da pressão arterial e por abordagens cirúrgicas, como a clipagem e embolização.", finaliza a neurocirurgiã.

100 visualizações

Comments


bottom of page