top of page

Alunos premiados relatam suas experiências


Os acadêmicos de medicina Rafael Carapeba (UNIVAG/MT) e Renan Furtado (UFPB) participaram nos dias 28, 29 e 30 de outubro de 2022 do XI Skull Base Approaches Course em Nova Iorque, na Weill Cornell University, após serem premiados pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia por seus trabalhos como Representantes Regionais Acadêmicos da SBNLigas. O curso contava com a presença do Presidente da SBN, Dr. Eberval Gadelha Figueiredo, e com o idealizador do curso, Dr. Ricardo Lopes de Araújo, além dos 10 primeiros colocados na prova de título da SBN deste ano.

Confira o depoimento dos alunos sobre o curso abaixo: Nos dias 28, 29 e 30 de outubro estivemos envolvidos nas atividades do XI Skull Base Approaches Course in Neurosurgery, ocorrido no New York Weill Cornell Medical Center. A oportunidade surgiu como um gesto de gratificação promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia pelas atividades empenhadas em conjunto com as ligas acadêmicas, sob o comando do Prof. Dr. Nícollas Nunes Rabelo, e em parceria com o Prof. Dr. Ricardo Lopes de Araújo, um dos coordenadores do curso.

Sob a ótica de um estudante de medicina aspirante à neurocirurgia, posso descrever a experiência como única e extraordinária. Foram 3 dias de um aprendizado sobrepujante ao conhecimento neurocirúrgico. Estivemos inseridos em um ambiente com figuras que outrora víamos protagonizando aulas em congressos ou como autores de artigos em grandes revistas, e agora estavam nos aconselhando e nos ensinando. A oportunidade de ter contato com profissionais que hoje ocupam posições que nós almejamos ocupar foi inestimável, não só com os instrutores, mas também com os participantes, neurocirurgiões recém-formados, que ali estavam por terem sido premiados pelos melhores desempenhos da prova de título. Ademais, como se não bastasse, tudo isso tomou forma tendo como palco uma das faculdades de medicina mais antigas dos Estados Unidos, provida com equipamentos de alta qualidade: microscópios distribuídos individualmente em bancadas, TV’s com tecnologia 3D, drills e brocas de ponta, cadáveres frescos, em um laboratório especialmente destinado à Neurocirurgia.

Desconheço qualquer outra iniciativa que estimule discentes tanto quanto a que nos foi proporcionada pela SBN. O sentimento que inspira as palavras deste depoimento é proeminente: gratidão. Gratidão ao Prof. Dr. Nícollas Rabelo, nosso maior incentivador e expoente principal de todo o trabalho desenvolvido pela SBN Ligas. Gratidão ao Prof. Dr. Eberval Gadelha, que esteve sempre conosco em todas as atividades. Gratidão ao Prof. Dr. Ricardo Lopes, que nos proporcionou uma oportunidade que marcará nossa trajetória em seu breve início. Gratidão a todos os instrutores e participantes que lá estiveram por todos os ensinamentos e pelas amizades construídas. Trouxe em minha bagagem não só momentos valiosos, mas também uma carga de motivação, inspirada por figuras fantásticas, vistas em um contexto que jamais havia me visto incluso. Encerro parabenizando a Sociedade Brasileira de Neurocirurgia por se dedicar a algo que só grandes investidores fazem: a educação. Afinal, é a única maneira de se transformar realidades.


Renan Furtado Representante Acadêmico da Região Nordeste

 

Tenho procurado contato com a neurocirurgia desde o ínicio da faculdade. Sempre tive um interesse inexorável pela matéria que apenas aumentou com o tempo. Publiquei meu primeiro artigo científico no 3º semestre e, desde então, busco me aprofundar no assunto e aprimorar minhas habilidades de escrita para que possa trilhar um caminho de sucesso. Meu primeiro contato com uma produção científica de relevância foi a escrita do capítulo “Anatomia e Fisiologia das Vias Relacionadas à Motricidade”, do livro “Manual de Semiologia Neurológica” da Academia Brasileira de Neurocirurgia em 2020, sob orientação do Dr. André Giacomelli Leal, do Instituto de Neurologia de Curitiba, que desde o início teve participação fundamental na minha exposição à neurocirurgia e à produção científica, sem a orientação dele não estaria onde estou hoje.


Após três anos participando ativamente de grupos de estudos, ligas acadêmicas, organização e produção de artigos e capítulos, fui exposto à SBN Ligas, a qual me interessei imensamente e me levou à inscrição de um processo seletivo para que pudesse me tornar Representante Regional Acadêmico em 2021. Assim, mesmo durante a pandemia do COVID-19, não me desanimei e continuei procurando maneiras para que pudesse expandir meu conhecimento na área, com a ajuda e orientação do Dr. Nícollas Rabelo, que fez com que a minha participação no XI Skull Base Approaches Course fosse possível.


Ao chegarmos em Nova Iorque, nos foi apresentado o hospital vinculado à Universidade Weill Cornell, New York Presbyterian, onde aconteceria o curso. Durante os dias do curso, tivemos aulas interessantíssimas e de muito alto nível com os doutores presentes: Dr. Ricardo Lopes de Araújo, coordenador do curso, Dr. Bernardo Alves Barbosa, Dr. Gustavo Isolan, Dr. Alexander Ian Evins, Dr. Joel Lavinsky e o Presidente da SBN, Dr. Eberval Gadelha. Aulas essas que — apesar da complexidade — foram muito proveitosas graças à didática dos docentes envolvidos. As aulas eram ministradas até mesmo em 3D, facilitando a compreensão do assunto.


À todo momento nos sentimos reconhecidos pelos professores, que nos sanavam dúvidas sempre que necessário. Após as aulas diárias, aconteciam as dissecações anatômicas em um laboratório altamente tecnológico onde nos proveram peças e equipamentos de qualidade ímpar.


O curso foi extremamente importante tanto na minha vida acadêmica quanto na minha vida pessoal como um todo, por ser a materialização e um reconhecimento de todo o esforço realizado desde o início da faculdade até onde estou hoje.


Durante o curso, acompanhamos os 10 primeiros colocados da prova de título da SBN deste ano e outros neurocirurgiões, que nos ensinaram e nos acolheram de uma maneira incrível. Tenho apenas a agradecer a todos os envolvidos, em especial ao Dr. André Giacomelli Leal, ao Dr. Nícollas Nunes Rabelo, ao Dr. Ronan Anchieta que, mesmo não estando presentes, foram as peças-chave no meu desenvolvimento acadêmico, e ao Dr. Maurício Marchiori, que assim como aqueles, não mediu esforços para nos incentivar e nos entusiasmar com a neurocirurgia e com a medicina. Além deles, estendo meus agradecimentos ao Dr. Yuri Bandeira, Dr. Joseph Chenisz, Dr. Adalberto Santiago Jr., Dr. Vitor Nagai, Dra. Lorenna Reyes, Dra. Luiza Guerra, Dr. Eustáquio Claret Jr. e ao Dr. Rodrigo Pongeluppi. Cada um de vocês teve papel fundamental na experiência inigualável que nos foi promovida pela SBN Ligas e na minha formação.


Além da neurocirurgia, agradeço aos meus pais, à minha mãe, Dra. Rosângela Carapeba, e ao meu pai, Clovis Carapeba, que sempre estiveram ao meu lado e me apoiaram em todas as minhas decisões e tentativas dentro e fora do âmbito acadêmico.


Rafael Carapeba Representante Acadêmico da Região Centro-Oeste


628 visualizações
bottom of page