top of page
ARTHUR-CUKIERT.jfif

Mario Henrique Girão Faria

CRM: 141366 SP

Ainda como residente, participei ativamente do processo de credenciamento do nosso Serviço junto à SBN. Oportunidade em que passei a conhecer os protocolos e as atividades desenvolvidas pela Comissão de Credenciamento.

Hoje atuo como preceptor do mesmo Serviço em que fui formado, com atenção especial à formação científica e à adequada estruturação do serviço de acordo com o preconizado pela SBN.

Tenho acompanhado com interesse particular a evolução dos processos de credenciamento, conversando com colegas preceptores de diversas regiões sobre as importantes assimetrias observadas entre os diferentes centros formadores, na tentativa de formatar um consenso sobre o “mínimo necessário” de requisitos para o “máximo possível” de qualidade e homogeneidade na formação de novos especialistas, tendo em vista a realidade da prática neurocirúrgica atual.

Essa tarefa ganha ainda mais importância diante da desenfreada natalidade observada nos últimos anos, infelizmente muitas vezes acompanhada/ fomentada pela precarização da capacitação oferecida pelos serviços de neurocirurgia em nosso país.

Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará –UFC;

Mestrado e Doutorado em Farmacologia pelo Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC;

Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti (Campinas-SP) onde hoje atual como Preceptor, com Especialização em Neurocirurgia da Base do Crânio pela World Federation of Neurosurgical Societies – WFNS realizado no Instituto de Neurologia de Curitiba – INC;

Estágio no Departamento de Neurocirurgia do MD Anderson Cancer Center (Houston TX, EUA).

bottom of page