top of page

Coluna

Função do Departamento de Coluna


O Departamento de Coluna da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (DCSBN) foi fundado durante a na gestão do Dr Carlos Telles (1996-1998) tendo como primeiro diretor o Dr. Marcos Masini. É composto por todos os membros titulares da SBN que tenham interesse em cirurgia de coluna e queiram participar do mesmo, mantendo-se aberto a inclusão de eventuais novos membros sem critérios formais para participação.


Atualmente O mesmo é o maior departamento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, com cerca de 1000 cadastrados, de todos os estados do país. Assim, com tal volume de participantes, constitui-se em umas das maiores aglutinações de cirurgiões de coluna de todo o mundo, tendo em vista que a SBN é a terceira sociedade de neurocirurgia em número de associados no planeta.


O departamento de Coluna auxilia a SBN na organizações dos eventos científicos, como Congresso Brasileiro e de Atualização, bem como em questões técnicas referentes as cirurgias de Coluna questionadas pela sociedade civil ou por seus associados. Outras funções do departamento de coluna incluem a promoção do avanço da cirurgia de coluna e de novas incorporações tecnológicas, bem como auxiliar na melhoria da assistência dos doentes com patologias na coluna vertebral.


Além disso, o DCSBN promove a criação de lideranças regionais e nacionais, uma forma de promover a educação continuada e a constante renovação científica e atualização de seus associados.


Por fim, o departamento é responsável pela elaboração das diretrizes do Conselho Federal de Medicina sobre doenças da coluna vertebral, muitas vezes em parceria com outras entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e a Sociedade Brasileira de Fisiatria.

banner-principal-mobile.png

Alécio Cristino Evangelista Santos Barcelos

Coordenador

banner-principal-mobile.png

Roger Schmidt Brock

Secretário

bottom of page