Prova de Título Especialista SBN 2025
- Portal SBN
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Importante momento na vida dos novos profissionais da neurocirurgia brasileira
Aconteceu, no dia 31 de maio, a tradicional Prova de Título em Neurocirurgia (TENC), no Radisson Hotel Paulista, em São Paulo. Ao todo, 146 candidatos, de todas as regiões do Brasil, realizaram o exame oral de forma presencial, reforçando a padronização da prova que é um marco na vida profissional e pessoal do jovem neurocirurgião.

A comissão de título confirmou a presença de 65 especialistas SBN, neurocirurgiões e neurocirurgiãs, que doaram um pouco do seu tempo para avaliar os candidatos deste ano. A Dra. Adriana Libório, neurocirurgiã no Rio de Janeiro, foi uma das examinadoras. Para ela, a prova manteve o nível técnico esperado, sendo cobrado conteúdos fundamentais para a prática segura e ética da neurocirurgia. “A prova foi bem estruturada, com questões que exigiam raciocínio clínico, com casos do dia a dia da especialidade, conhecimento atualizado e domínio das condutas neurocirúrgicas. Considero que esteve dentro do esperado para um residente do 5º ano e que se preparou adequadamente, respeitando a complexidade e a responsabilidade que o título representa", comenta a médica.
A opinião de quem realizou a prova

Para o Dr. Cleiton Onofre de Menezes, residente do Hospital Santa Rosa (HSR), em Cuiabá (MT), a prova foi muito bem elaborada e os casos clínicos estavam bem completos. "Foi necessário um raciocínio clínico para poder chegar às possibilidades diagnósticas, tanto sindrômicas, quanto etiológicas e topográficas. Eram casos que variam em todas as áreas, não tinha determinada subespecialidade. Não é que a prova tenha sido fácil ou difícil, tudo vai depender do quanto cada um se preparou. Então, se era algo que você dominasse, um tema que você estudou bastante, por mais que ele seja difícil, mas você tenha conhecimento, você é capaz de responder e ir passando as etapas”, comenta o residente.

Já para a Dra. Ingrid Campos, do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), do Paraná (PR), a prova estava dentro da expectativa da médica. “Acho que o exame abordou vários pontos importantes da neurocirurgia de modo geral, que são os conceitos básicos que todo neurocirurgião tem que saber. Teve perguntas sobre tumor, coluna, vascular e neurocirurgia funcional. Acho que de modo geral, não foi nada além do básico para se saber. Me sinto segura e fiquei tranquila", relata a residente.
A comissão de título da SBN agradece a todos os examinadores e aos residentes que fizeram desta prova um grande sucesso. Acesse a lista de aprovados clicando aqui.
A SBN possui tradição no treinamento, ensino e formação do neurocirurgião brasileiro.
Commentaires