top of page

Neurocirurgião do nordeste palestrou em Congresso do G20

Brasil sediará a próxima edição do evento em 2024



O presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia (SNN), o médico paraibano Marcos Wagner de Sousa Porto, junto aos colegas Dr. Paulo Porto de Melo (SP) e Dr. Luan Messias (AC), representaram a América Latina como palestrantes no 10th Neuroscience20 Summit September, Congresso de Neurociência, nos dias 7 e 8 de setembro, em Nova Deli, Índia.


O evento, que foi realizado no âmbito do G20, reuniu a cúpula da neurociência das 20 maiores economias do mundo para discutir e encaminhar recomendações globais sobre o futuro das pesquisas e avanços terapêuticos e tecnológicos na área.

Membro do comitê científico da Sociedade de Mapeamento e Terapêutica Cerebral (SBMT) e de um seleto grupo de trabalho multinacional que assessora o G20, o neurocirurgião foi um dos principais palestrantes. Sua palestra foi sobre o tema: “O impacto social e econômico dos tumores cerebrais nas sociedades em envelhecimento”, citando a necessidade de investimentos em neurotecnologia e inovação como forma de redução de custos.


Ao longo de dois dias de evento, foram apresentados painéis de discussão, resoluções, passeios turísticos e políticas orientadas para a inovação em saúde. “Nosso grupo é formado por mim e mais dois colegas que foram escolhidos para representar o Brasil e a América Latina junto a cientistas de outras nacionalidades e várias áreas, como Inteligência Artificial (IA), células-tronco, desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à doenças da coluna vertebral, do cérebro, doenças neurológicas e cirúrgicas, buscando novas formas de intervenção e terapias para os pacientes”, relata o neurocirurgião.


De acordo com o especialista, um evento de semelhante magnitude será realizado no Brasil em 2023. "O Neuroscience20 Brazil 2024, está programado para acontecer no Rio de Janeiro em novembro do próximo ano e tem como tema: “Busca pela padronização da assistência neurológica/neurocirúrgica reduzindo as diferenças regionais do país e os outros relacionados às 20 nações mais ricas do mundo ”, diz.


No Brasil, embora o evento seja realizado no Rio, a comissão organizadora será formada por pessoas das mais diversas áreas relacionadas à neurociência.


Conheça mais sobre o Dr. Marcos Wagner

O neurocirurgião atua na cidade de Campina Grande (PB) nos hospitais de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes e no Hospital Antônio Targino. Em paralelo luta pelo desenvolvimento de um melhor ambiente de neurociência no Brasil, ressaltando a relevância da neurociência no cenário global e o compromisso com o avanço da área e a colaboração internacional.


Com atuação em inovação neuromédica, o médico encontrou-se recentemente com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. “Este ano estivemos com a ministra Luciana Santos ao lado do Colega Neurocirurgião piauiense Dr. Benjamim Pessoa Vale e solicitamos apoio para o desenvolvimento de pesquisas em Neurocirurgia, que resultarão em novos equipamentos, maior eficiência e comodidade aos pacientes, que muitas vezes precisam se deslocar para outros centros fazerem o tratamento”, finaliza o especialista.


Para mais informações sobre o Neuroscience20 Brazil 2024 clique aqui.

109 visualizações

Comments


bottom of page